CLINICA DE DOR

A dor é uma das principais queixas do paciente quando procura um profissional da saúde, quer seja médico, fisioterapeuta, acupunturista, clínico, dentista. Embora frequente, na maioria das vezes, não há alívio total ou elucidação de sua causa. Tornando-se, em muitos casos, um sintoma crônico, recorrente e indesejável.

Aparentemente simples, na maioria dos casos, torna-se um desafio aos profissionais da saúde para entendê-la e, consequentemente, tratá-la adequadamente quando se torna refratária ao tratamento ou recorrente. Numerosos tratamentos clínicos e/ou invasivas são realizados e sem, em muitos casos, conseguir seu fim. Em outros casos, a dor pode advir do tratamento de uma determinada doença, como câncer, e tornar-se mais um problema a ser enfrentado.

 

Dessa forma, a dor se perpetua com repercussões em outros dominios da vida do paciente, impedindo-o de voltar às suas atividades corriqueiras.

Neste contexto, surgem os especialistas no tratamento da Dor, aqui incluímos não somente o médico, mas todos os profissionais envolvidos no combate à Dor: fisioterapeutas, psicólogos, geriatras, cirurgiões dentistas, entre outros. São profissionais que se empenham em entender o “fenômeno” da dor em todos os seus nuances: fatores de causa, fatores associados de piora e melhora, mecanismo de perpetuação e tratamento.

A Dor, uma vez cronificada, apresenta-se complexa e interfere em diversos aspectos na vida do indivíduo: social, econômico, emocional e funcional, etc. Assim pela sua complexidade, necessita de uma avaliação diferenciada e globalizada de profissionais que apresentam suas propostas de um tratamento integral e personificado, ou seja, cada profissional faz suas considerações e chegam a um tratamento, complementares e integrados, que atendem todas as necessidades daquele indivíduo e com aquela determinada dor.

Todo paciente tem sua dor, ou seja, ninguém pode compreendê-la melhor que o próprio paciente e ninguém pode senti-la pelo paciente. Contudo, os profissionais especializados no tratamento da dor tem o conhecimento técnico e prático para melhor entender o paciente com dor e propor os tratamentos mais adequados para cada um.